Como pintar um Arco na Parede?

3 passos simples para pintar um Arco na parede de sua casa

Procuramos muitas vezes renovar o nosso espaço ou criar um impacto visual numa determinada divisão da nossa casa seja para lhe dar mais luz, profundidade ou um novo look. Tem sido cada vez mais frequente a procura por soluções económicas para projectos de interiores, especialmente por DIY. Esta expressão «faça você mesmo» implica arregaçar as suas mangas e dar um toque de cor ao espaço interior que sempre quis renovar.  

Para quem pretende criar um impacto visual nas suas paredes, pintar um arco na parede é uma excelente opção. Arcos na parede são a solução para quem procura criar um foco em determinada divisão, no entanto é preciso ter em consideração onde o vai pintar em sua casa.

Queremos ajudá-lo nesta decisão através do nosso guia passo-a-passo, de forma a que seja fácil e divertido para quando estiver a criar o seu arco na parede.

Onde pintar um arco na parede?

Este design em particular será o que vai atrair atenção das pessoas, logo é muito importante considerar onde vai pintar o seu arco uma vez que será uma zona de destaque.

O arco na parede pode ser pintado em praticamente todas as divisões da sua casa desde hall de entrada, sala de estar, quarto, cozinha e até casa de banho. Escolha a divisão que sente que precisa de um toque especial, seja ela uma parede branca ou cor neutra.

Que cores escolher para pintar um arco na parede?

É sempre um desafio quando toca à escolha da cor para o arco na parede. Não se esqueça: É essencial existir harmonia e fluidez entre as cores do arco e as cores da divisão.

Os arcos são uma excelente opção para quem não se quer comprometer com uma divisão colorida e para quem não quer arriscar com cores arrojadas e brilhantes. Pintar um arco na sua parede confere equilíbrio ao seu espaço, e pode sempre apostar pelo seguro e recorrer a cores neutras ou pastéis.

O segredo é observar no geral a divisão da sua casa e procurar inspiração nos móveis, objetos ou até mesmo tapetes que tem ao seu redor. Por exemplo se a sua sala de estar tem notas verdes na decoração, pode selecionar uma tonalidade verde para a pintura do arco na parede. Conheça aqui a nossa inspiração de verdes.

Pretende conhecer a paleta de cores que temos disponível? Inspire-se no nosso catálogo de cores.

Que materiais são necessários?

3 passos simples de como pintar um arco na parede da sua casa

1. Desenhar o contorno e altura do arco na sua parede

Para tal é necessário prender um lápis na ponta de uma corda e medir o raio que pretende para fazer o seu arco, como se fosse um compasso. Após decidir o raio, deve colar a ponta da corda sem o lápis à parede, utilizando a fita isoladora.

Estique então a corda e faça o contorno do arco na sua parede.

Dica: A corda deve estar presa muito próxima da ponta do lápis para garantir maior estabilidade quando for desenhar o seu arco na parede da sua casa.

O passo seguinte, é delinear a altura do arco. Com a ajuda de um nível ou régua, trace a altura do seu arco e coloque fita isoladora para passar então à pintura.

2. Pintar o arco na sua parede

Após termos a altura do arco definida e a fita isoladora colocada, vamos à parte do projeto mais divertida: dar cor. Comece por pintar a delineação do arco utilizando um pincel. Assim que terminar este passo utilize o rolo anti-gota para pintar a restante área útil.

3. Retirar a fita isoladora

Retire com cuidado a fita isoladora que aplicou quando mediu o raio e altura do seu arco assim que terminar de pintar. É muito importante tirar a fita enquanto a tinta está fresca. Quando concluir este passo, o projeto está então finalizado e deverá deixar secar entre 1 a 2 horas.

Veja o passo-a-passo no vídeo para tornar o seu espaço sofisticado e cheio de luz: