Azulejos e Louça Sanitária

Cansado dos azulejos fora de moda ou da louça sanitária envelhecida?                 

A utilização de cerâmica e azulejos nas paredes é muito comum nas casas portuguesas, e é extremamente fácil cansarmo-nos dos padrões ou das cores.  Experimente dar uma nova vida à sua cozinha e casa de banho sem partir nem colocar azulejos. A Robbialac oferece-lhe duas soluções simples no lugar de enviar os seus azulejos directamente para a reforma: pintar ou cobrir!

A escolha entre estas duas opções vai depender do efeito que procura. Caso pretenda que a forma e juntas dos azulejos fiquem visíveis, então escolha a primeira opção “Como pintar azulejos”. Caso procure uma parede lisa e renovada, nesse caso a segunda opção “Como cobrir azulejos” é a escolha mais acertada para si.

COMO PINTAR AZULEJOS?

Pintar azulejos não é tão complicado como se imagina, no entanto, implica alguma técnica. Antes de aplicar qualquer tipo de tinta, é necessário que limpe e desengordure muito bem os azulejos. Para isso basta utilizar água, um desengordurante como Robbilava Universal e um pano básico de micro-fibra.

Antes de começar com a aplicação da tinta de acabamento, deverá aplicar um primário adequado, como o Primário de Aderência que, tal como o nome indica, facilita a aderência da tinta final. De seguida, sugerimos que utilize o esmalte epóxi Louça Sanitária, uma tinta de base aquosa dedicada especificamente à pintura de cerâmica. Por sua vez, o esmalte poderá ser afinado à cor que desejar. Para se inspirar, dê uma vista de olhos pela nossa colecção de cores.

Produto Descrição curta Vantagens Aspecto all Base
Louça Sanitária Esmalte epoxi de dois componentes de acabamento brilhante para pintar azulejos e louça sanitária. Excelente acabamento
Boa resistência à abrasão
Boa resistência a uma vasta gama de produtos químicos
Boa resistência à lavagem com detergentes
Brilhante

Naturalmente, para complementar a pintura dos azulejos, quererá pintar as restantes paredes da sua cozinha ou casa de banho. Para tal, aconselhamos que leia a nossa dica sobre como resolver problemas de humidade em casa. O esquema de pintura que sugerimos é o seguinte:

  • Lavar a(s) parede(s) com lixívia, passando, de seguida, várias vezes com água para eliminar os vestígios da mesma.
  • Aplicar Desinfectante aquoso para eliminar quaisquer micro-organismos que possam existir e deixar actuar durante 24h.
  • Aplicar uma demão de Plastron, um primário aquoso anti-fungos, anti-algas e anti-alcalino.
  • Por fim, pintar com tinta anti-fungos Robbiotel, disponível no acabamento mate ou acetinado.
Casa de banho de azulejos com parte da parede pintada de azul
Cozinha de azulejos com saleiro e pimenta e um vaso com flores vermelhas

COMO COBRIR AZULEJOS?

Cobrir azulejos é um processo ligeiramente mais moroso que pintar azulejos, ainda assim continua a ser mais prático do que estar a retirar e a colocar novos azulejos. Assim como no caso anterior, também neste, é imprescindível começar por limpar os azulejos com água e um pano de microfibra. Retirar todas as gorduras da superfície vai garantir que a massa colocada tenha uma boa aderência.

Terminada a fase de limpeza dos azulejos, vai precisar de Aguaplast Massa Universal, uma massa branca, resistente à água e à  humidade, ideal para nivelar superfícies pouco absorventes como azulejos, vidro, cortiça, entre outros. A vantagem deste produto é que é facilmente lixável e apresenta um período de secagem de 2-3 horas (em condições normais).

Duas dicas para aplicar Aguaplast:

  • Utilize uma talocha para aplicar a massa;
  • Aplique sempre, em primeiro lugar, a massa entre as juntas dos azulejos, só depois dessa camada estar seca é que aplica a massa sobre a restante superfície.

Depois da parede de azulejos estar coberta com Aguaplast e de ter sido devidamente lixada, de forma a garantir um acabamento liso, é importante aplicar um primário aquoso, que impeça a retenção de água em excesso na parede. Uma boa solução é o primário Hidro-Armadura NG. Por fim, sugerimos que aplique a tinta anti-fungos e anti-humidade Robbiotel, disponível em acetinado e mate, que pode ser afinada à cor que mais gostar.

Como pode ver, com pouco, consegue criar novos ambientes e revitalizar o estilo da sua casa!

Veja como resolver os problemas de humidade e explore a nossa gama de produtos especialistas: