Como escolher um esmalte?

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE ESMALTAGEM

Porque é que a lacagem é fundamental num esmalte?

Para além do excelente aspecto decorativo, uma boa lacagem oferece superfícies mais lisas que evitam a acumulação e/ou retenção de sujidades e poeiras, proporcionando ainda maior resistência a riscos. Tudo isto ajuda a prolongar a vida útil do acabamento.        

As condições ambientais podem afectar o acabamento final?

Amplitudes térmicas elevadas (muito frio ou muito calor) e humidade relativa elevada (no substrato ou ambiental),condicionam a obtenção de acabamentos perfeitos. Lacagem, brilho e tempo de secagem podem  ser afectados, provocando o eventual aparecimento de defeitos de filme.  

Porquê escolher um esmalte aquoso em detrimento de um de base solvente?

Um produto aquoso é praticamente inodoro, mais amigo do ambiente, muito fácil de aplicar e seca rapidamente, permitindo terminar a pintura em menos tempo. Por outro lado, a sua diluição e posterior limpeza da(s) ferramenta(s) é feita com água,  embaretecendo o custo total da pintura. 

Os esmaltes de uso geral podem ser aplicados directamente ao substrato?

Por norma, devem sempre ser seguidos os esquemas de pintura recomendados para cada tipo de superfície.        
Antes da aplicação deverão sempre ser consideradas as indicações do fabricante fornecidas nas fichas técnicas dos produtos.   

Quando escolher um esmalte solvente em vez de um aquoso?

Quando se procuram acabamentos com maior  enchimento e com lacagem perfeita, os esmaltes convencionais de base solvente são a melhor solução.        
Além disso, pela sua natureza química, permitem obter níveis de brilho muito elevados e luminosos.  

A espessura do filme de tinta pode  influenciar a sua longevidade?

Sim. O rendimento dos produtos corresponde à espessura mínima recomendada para garantir que os substratos ficam devidamente protegidos: quer das intempéries (no exterior) quer do desgate da utilização diária (no interior). 

O grau de brilho pode influenciar a durabilidade de um esmalte?

Sim, genericamente, pode afirmar-se que quanto maior  for o grau de brilho, maior será a durabilidade da pintura no exterior. 

É normal haver uma alteração de cor com o passar do tempo?

Sim, todas as tintas envelhecem naturalmente e as suas cores podem sofrer alterações. Além disso, dependendo da natureza química do esmalte, em determinadas condições, é possível ocorrer algum amarelecimento, sobretudo visível em cores claras. 

robbiduro_acqua

Descubra todas as vantages do Esmalte Robbiduro Acqua