Todas as histórias começam com ‘Era uma vez’. A nossa não é excepção. A única diferença é que esta história não tem um fim.
Começou em 1931 e continuará por muitos, muitos anos.
Mas para se entender o porquê desta marca, temos de recuar mais no tempo. Até ao século XV. É aí que está a origem do nome Robbialac e a essência da nossa actividade, que fez com que hoje sejamos a marca de referência de tintas em Portugal; aquela que tem vivido ao lado de muitas gerações a pintar a sua vida.
Uma história cheia de boas memórias, de produtos que revolucionaram o mercado das tintas, com campanhas de publicidade que ainda hoje são reconhecidas por muitos; uma marca que é sinónimo de qualidade e confiança para os portugueses.
E prova disso são as distinções como o Prémio Cinco Estrelas que, ano após ano, classificam a Robbialac como uma marca Cinco estrelas.
Século XV / XIX
Séc. XV
Era uma vez um escultor e ceramista de Florença que, em pleno Renascimento italiano, criou um esmalte durável que não só aumentava a vivacidade das cores, como protegia o barro cozido, permitindo a instalação de peças cerâmicas no exterior.
A sua invenção foi de tal forma revolucionária, que o seu nome - Luca Della Robbia - ficou para a História.
E ficou também na história da Robbialac, começando pela marca; uma homenagem ao artista.
Séc. XIX
Séculos depois, o fabricante inglês das tintas Jensen & Nicholson recebe de Itália a encomenda para produção de uma nova laca. Lembrando-se do artista renascentista, baptiza a sua criação de Della Robbia White, sendo a sua comercialização feita sob o nome Robbialac.
Anos 20
1928
É neste ano que Jenson & Nicholson importa, pela primeira vez para Portugal, produtos com a marca Robbialac.
E é a partir daqui que esta marca se torna a referência de tintas para todos os portugueses.
Anos 30
Em 1931...
...a Sociedade Robbialac, Lda. é fundada em Portugal.
Foi, então, a primeira empresa a introduzir em Portugal a nova geração de tintas de emulsão (plásticas) com o REP (Robbialac Emulsion Paint); um sucesso de vendas até hoje.
Ainda nesta década, a marca apresenta o esmalte SMP, outro grande sucesso Robbialac até aos dias de hoje.
Anos 50
A comunicação Robbialac começa a ganhar personalidade e nas campanhas de publicidade surge a assinatura COR É VIDA, que vem reforçar o posicionamento da empresa e alegrar a vida dos portugueses.
A marca continua a apresentar novidades e lança no mercado SUPER REP.
Anos 60
Em 1964...
... Robbialac apresenta STUCOMAT, ainda hoje um dos produtos-estrela da marca, reconhecido pela sua grande qualidade.
Memórias tão boas e ainda a história não vai a meio...
Anos 70
Com um nova década, e uma sociedade em mudança, muda também a assinatura da marca: E VIDA NOVA. Pontualmente, recorda-se também a origem e a experiência da marca com E tinta há mais de 200 anos!
Uma vez mais, Robbialac apresenta um produto revolucionário, MAGICOTE, a primeira tinta tixotrópica em Portugal.
Também nesta década, Robbialac apresenta o inovador sistema de tintagem Super Colorizer; uma revolução no mercado das tintas, que permite a decoração personalizada da casa ao oferecer milhares de possibilidades de cores.
Ainda nos anos 70, Robbialac apresenta as tintas texturadas TARTARUGA e TARTARUGUINHA.
Anos 80
Neste ano a Robbialac apresenta STUCOMAT em televisão. O jingle publicitário e claim deste produto ficam gravados na memória de muitas gerações: STUCOMAT é uma grande tinta; STUCOMAT é Robbialac.
Não aceitou a utilização dos cookies do YouTube
A marca aposta na Qualidade como valor principal para comunicar: UMA ESCOLHA DE MESTRE!
A produção de tintas passa a ser assegurada pelas Tintas Berger, enquanto que as vendas, pela Robbialac.
Nesta década são feitos dois lançamentos importantes: AQUOR e ROBBIOTEL.
Reafirmando a sua tradição de marca pioneira, Robbialac é a primeira empresa a apresentar uma membrana flexível: ROBBIFLEX.
Anos 90
À Qualidade, junta-se a Tradição e a assinatura da marca evolui para A escolha de sempre. São ainda usadas as baselines 60 Anos a pintar Portugal e/ou A força da técnica.
Sendo uma referência importante do mercado, como empresa de vanguarda, a Robbialac é a primeira empresa do sector a implementar o Sistema de Garantia de Qualidade ISO 9001.
Este feito valeu-lhe a distinção pela Revista Exame, Dun & Bradstreet e Arthur Andersen de ‘A melhor Empresa da Indústria Química’, durante 8 anos consecutivos.
O portefólio da marca é reforçado com novos produtos: SUPER TARTARUGA e CHARME.
Uma vez mais a marca mostra o seu vanguardismo, ao introduzir no mercado a primeira gama posicionada para as crianças: ROBBIKID.
Com várias décadas de grandes feitos, Robbialac prepara a entrada no novo milénio com o lançamento de mais duas novidades: SUPERFLAT, HIDRO-ARMADURA.
Anos 2000
2004
Neste ano a Robbialac torna-se membro do Grupo Materis Paints, um dos líderes mundiais na área da química especializada para a construção com tintas decorativas, isolamento térmico e repintura automóvel.
Este acontecimento proporciona uma reestruturação interna da empresa, com efeitos vísiveis no exterior pouco tempo depois. A Robbialac é eleita pelos consumidores como marca de confiança no Superbrands de 2004.
2008
Entretanto, a inovação continua com o lançamento das gamas ADVANCE e DECORLAC. A Robbialac apresenta-se ao mercado com uma imagem rejuvenescida, que se estende a toda a comunicação: marca, embalagens, comunicação, decoração de lojas, frota, entre muitos outros materiais. Com a nova imagem, também a assinatura muda. A marca passa a comunicar: Robbialac pinta a vida.
2009
O lançamento de CHARME EXTREME é o pontapé de saída da nova imagem junto dos consumidores particulares.
Anos 2010
2010
Este ano é marcado pelo lançamento de dois produtos inovadores AQUAREPEL e CHARME VELOURS. Robbialac volta a receber o galardão Superbrands, sendo eleita pelos consumidores como marca de confiança
2011
As inovações não param e a marca continua a apresentar novidades ao mercado: TEXTIFIN e ACRILSMALTE; dois produtos que alcançam grandes resultados. Novamente Robbialac é eleita Superbrand do ano de 2011.
2012
Para fortalecer o seu portefólio e responder às necessidades do mercado, é lançado o ROBBIPLAST. A aceitação do produto é enorme e os resultados, extraordinariamente positivos.
Ano 2013
Neste ano, a Robbialac celebrou os seus 85 anos...