A Nossa História

Todas as histórias começam com ‘Era uma vez’. A nossa não é excepção. A única diferença é que esta história não tem um fim. 
Começou em 1931 e continuará por muitos, muitos anos.

Mas para se entender o porquê desta marca, temos de recuar mais no tempo. Até ao século XV. É aí que está a origem do nome Robbialac e a essência da nossa actividade, que fez com que hoje sejamos a marca de referência de tintas em Portugal; aquela que tem vivido ao lado de muitas gerações a pintar a sua vida.

Uma história cheia de boas memórias, de produtos que revolucionaram o mercado das tintas, com campanhas de publicidade que ainda hoje são reconhecidas por muitos; uma marca que é sinónimo de qualidade e confiança para os portugueses.

E prova disso são as distinções como o Prémio Cinco Estrelas que, ano após ano, classificam a Robbialac como uma marca Cinco estrelas.

Século XV / XIX

anos

Séc. XV

Era uma vez um escultor e ceramista de Florença que, em pleno Renascimento italiano, criou um esmalte durável que não só aumentava a vivacidade das cores, como protegia o barro cozido, permitindo a instalação de peças cerâmicas no exterior.

A sua invenção foi de tal forma revolucionária, que o seu nome - Luca Della Robbia - ficou para a História. 
E ficou também na história da Robbialac, começando pela marca; uma homenagem ao artista.

Séc. XIX

Séculos depois, o fabricante inglês das tintas Jensen & Nicholson recebe de Itália a encomenda para produção de uma nova laca. Lembrando-se do artista renascentista, baptiza a sua criação de Della Robbia White, sendo a sua comercialização feita sob o nome Robbialac.

Anos 20

anos
1928

É neste ano que Jenson & Nicholson importa, pela primeira vez para Portugal, produtos com a marca Robbialac.

E é a partir daqui que esta marca se torna a referência de tintas para todos os portugueses.

 

Anos 30

anos
Em 1931...

...a Sociedade Robbialac, Lda. é fundada em Portugal.

Foi, então, a primeira empresa a introduzir em Portugal a nova geração de tintas de emulsão (plásticas) com o REP (Robbialac Emulsion Paint); um sucesso de vendas até hoje.

Ainda nesta década, a marca apresenta o esmalte SMP, outro grande sucesso Robbialac até aos dias de hoje.

 

 

Anos 50

 

 

 

 

A comunicação Robbialac começa a ganhar personalidade e nas campanhas de publicidade surge a assinatura COR É VIDA, que vem reforçar o posicionamento da empresa e alegrar a vida dos portugueses.

A marca continua a apresentar novidades e lança no mercado SUPER REP.

Anos 60

anos
Em 1964...

... Robbialac apresenta STUCOMAT, ainda hoje um dos produtos-estrela da marca, reconhecido pela sua grande qualidade.

Memórias tão boas e ainda a história não vai a meio...

Anos 70

anos

Com um nova década, e uma sociedade em mudança, muda também a assinatura da marca: E VIDA NOVA. Pontualmente, recorda-se também a origem e a experiência da marca com E tinta há mais de 200 anos!

Uma vez mais, Robbialac apresenta um produto revolucionário, MAGICOTE, a primeira tinta tixotrópica em Portugal.

Também nesta década, Robbialac apresenta o inovador sistema de tintagem Super Colorizer; uma revolução no mercado das tintas, que permite a decoração personalizada da casa ao oferecer milhares de possibilidades de cores.

Ainda nos anos 70, Robbialac apresenta as tintas texturadas TARTARUGA e TARTARUGUINHA.

Anos 80

Neste ano a Robbialac apresenta STUCOMAT em televisão. O jingle publicitário e claim deste produto ficam gravados na memória de muitas gerações: STUCOMAT é uma grande tinta; STUCOMAT é Robbialac

Não aceitou a utilização dos cookies do YouTube

 

 

 

 

A marca aposta na Qualidade como valor principal para comunicar: UMA ESCOLHA DE MESTRE! 

A produção de tintas passa a ser assegurada pelas Tintas Berger, enquanto que as vendas, pela Robbialac. 

Nesta década são feitos dois lançamentos importantes: AQUOR e ROBBIOTEL

Reafirmando a sua tradição de marca pioneira, Robbialac é a primeira empresa a apresentar uma membrana flexível: ROBBIFLEX.

Anos 90

anos

À Qualidade, junta-se a Tradição e a assinatura da marca evolui para A escolha de sempre. São ainda usadas as baselines 60 Anos a pintar Portugal e/ou A força da técnica.

Sendo uma referência importante do mercado, como empresa de vanguarda, a Robbialac é a primeira empresa do sector a implementar o Sistema de Garantia de Qualidade ISO 9001.

Este feito valeu-lhe a distinção pela Revista Exame, Dun & Bradstreet e Arthur Andersen de ‘A melhor Empresa da Indústria Química’, durante 8 anos consecutivos.

O portefólio da marca é reforçado com novos produtos: SUPER TARTARUGA e CHARME.

Uma vez mais a marca mostra o seu vanguardismo, ao introduzir no mercado a primeira gama posicionada para as crianças: ROBBIKID.

Com várias décadas de grandes feitos, Robbialac prepara a entrada no novo milénio com o lançamento de mais duas novidades: SUPERFLAT, HIDRO-ARMADURA.

 

 

Anos 2000

2004

Neste ano a Robbialac torna-se membro do Grupo Materis Paints, um dos líderes mundiais na área da química especializada para a construção com tintas decorativas, isolamento térmico e repintura automóvel.

Este acontecimento proporciona uma reestruturação interna da empresa, com efeitos vísiveis no exterior pouco tempo depois. A Robbialac é eleita pelos consumidores como marca de confiança no Superbrands de 2004.

2008

Entretanto, a inovação continua com o lançamento das gamas ADVANCE e DECORLAC. A Robbialac apresenta-se ao mercado com uma imagem rejuvenescida, que se estende a toda a comunicação: marca, embalagens, comunicação, decoração de lojas, frota, entre muitos outros materiais. Com a nova imagem, também a assinatura muda. A marca passa a comunicar: Robbialac pinta a vida.

2009

O lançamento de CHARME EXTREME é o pontapé de saída da nova imagem junto dos consumidores particulares.

Anos 2010

anos
2010

Este ano é marcado pelo lançamento de dois produtos inovadores AQUAREPEL e CHARME VELOURS. Robbialac volta a receber o galardão Superbrands, sendo eleita pelos consumidores como marca de confiança

2011

As inovações não param e a marca continua a apresentar novidades ao mercado: TEXTIFIN e ACRILSMALTE; dois produtos que alcançam grandes resultados. Novamente Robbialac é eleita Superbrand do ano de 2011.

2012

Para fortalecer o seu portefólio e responder às necessidades do mercado, é lançado o ROBBIPLAST. A aceitação do produto é enorme e os resultados, extraordinariamente positivos.

Ano 2013

Neste ano, a Robbialac celebrou os seus 85 anos...

 

 

 

 

 

 

Veja os anúncios antigos da Robbialac aqui: "Ainda se Recorda?"