Tendências de Cor para Interior 2025 by NCS

Sobre tendências de cor para interior

 

O estudo de tendências de cor revela a forte interligação entre cultura, psicologia e design.

A nossa casa é o nosso porto de abrigo onde procuramos conforto e harmonia, sendo que as cores que escolhemos influenciam significativamente o nosso bem-estar.

Frequentemente ouvimos que as cores das décadas anteriores estão novamente na moda. Na realidade, as tendências de cores são um ciclo repetitivo de preferências. Essas mesmas preferências são moldadas em função de fatores externos e da complexidade da psicologia humana já que as cores evocam diversas emoções e afetam o ambiente de determinado espaço.

 

TENDÊNCIAS DE COR PARA INTERIOR 2025+ é um relatório NCS único sobre a nossa preferência de cores para os anos seguintes. É desenvolvido por especialistas em cores de renome internacional e a selecção de cores é relevante para qualquer mercado e país.
As tendências de cor do momento são fáceis de acolher e bem-vindas nas nossas casas.

Gaia

Entramos num espaço que nos acolhe numa atmosfera de verdura, água e sol!

Há muito tempo que queríamos trazer a natureza para dentro das nossas casas. Por isso, rodeamo-nos de cores que nos fazem lembrar as nossas florestas. No mundo do design, este fenómeno tem o nome de Biofilia. Procuramos mimar-nos com frescura, pureza, bem-estar e sustentabilidade para satisfazer e nutrir as nossas almas.

Quanto mais quente e seco se torna o exterior, mais valorizamos um ambiente percepcionado como natural e fresco. Precisamos de água e queremos sol! A sensação de água num espaço reforça a ligação com a natureza. Rodeados por estes tons azulados e esverdeados, aperfeiçoamos a harmonia com apontamentos calorosos que advêm do sol. Nesta tendência, queremos complementar a frescura do espaço com um ligeiro raio solar. Os ambientes desta paleta exprimem a ligação natural com a Terra-Mãe: uma simbiose entre vegetação e água com o brilho da luz solar.

 

O verde junta-se ao azul com tons azuis- esverdeados e/ou verdes-azulados. O azul-esverdeado NCS S 3030-B50G é o compromisso perfeito na combinação entre vegetação e água. Para assegurar o nosso sentido mais profundo de bem-estar, podemos acrescentar toques do amarelo suave com um ligeiro subtom avermelhado NCS S 0510-Y20R para acolher a luminosidade dos raios de sol no nosso espaço. NCS S 2040-G é um verde pouco usual que dá nas vistas. A nossa natureza é uma mistura subtil de amarelo e verde. Este é um tom verde puro que faz a ponte entre os verdes-amarelados e os azuis-esverdeados. Transmite modernidade ao ambiente e, simultaneamente, relaciona-nos com uma variedade de interpretações da natureza.

 

Dica: Todas estas cores podem ser utilizadas em áreas grandes. Elas são calmantes e frescas. Recomendamos acrescentar o amarelo suave NCS S 0510-Y20R, em apontamentos ou áreas pequenas, em combinação com uma ou várias cores da restante paleta. Obtemos, assim, um efeito adicional de aconchego e conforto no nosso recanto da natureza.

On & Off

Um ambiente que nos faz sentir audazes, activos e bem-sucedidos.

Nesta tendência, o espaço é sinónimo de modernidade e ousadia. Expressa uma personalidade forte. A baixa intensidade cromática dos tons escuros da paleta transmite um sentido de elegância e luxo. Conjuntamente com os tons claros escolhidos na perfeição para criar harmonias em tons similares ou complementares, o espaço nunca é percepcionado como sendo escuro. Obtêm-se ambientes que apelam à acção onde apontamentos de cores intensas realçam a sensação de um espaço moderno e arrojado.

Esta combinação transforma por completo o espaço, tornando-o mais interessante, particularmente quando todos os elementos da divisão são maioritariamente nos tons escuros e pouco intensos. Resulta numa decoração repleta de contrastes que proporcionam ânimo aos ocupantes do espaço.

 

As cores são essencialmente escuras com baixa intensidade cromática. Mesmo os tons mais claros, quer seja em harmonias similares ou complementares, apresentam baixa cromática, incluindo as referências no espectro das cores G70Y, G90Y e R50B. As cores mais escuras contêm somente 10% de cromática, o que as tornam importantes para a sensação de luxo. As cores mais claras contêm quanto a elas apenas 5% de cromática, sendo suaves, mas não neutras. Nesta tendência nada é neutro, são espaços cheios de contraste! As duas cores mais intensas S 5030-R50B e S 1070-G70Y têm de marcar presença no espaço. Fazem a ligação entre as cores escuras e as claras, tornando o ambiente mais apelativo, elegante e ousado. São tons complementares que se enfatizam um ou outro.

 

Dica:Recomendamos a utilização do máximo destas cores num mesmo espaço. Tente combinar os diferentes tons complementares. Os tons escuros e os claros aplicam-se em áreas grandes enquanto as cores intensas são para utilizar em superfícies mais pequenas ou em apontamentos.

Inner

Um local para satisfazer os sentidos onde podemos sentar, relaxar e dedicar-nos aos nossos hobbies!

Bem-vindos ao nosso espaço interior rodeado de cores humanas acolhedoras. É como se mergulhássemos literalmente ao mais profundo de nós próprios onde nos sentimos aconchegados e onde somos todos iguais. Aqui, ninguém é diferente! Todos sentimos o mesmo e somos ser humanos calorosos. Apelamos a todos os nossos sentidos.

Neste espaço, queremos ter música de ambiente, incenso ou aromas, diferentes superfícies com texturas que apelam ao tacto, petiscos ou sabores que despertam o paladar.

 

Todas as cores desta paleta contêm algum vermelho na sua composição: Y10R, Y70R, Y90R, R20B, R80B. Consequentemente são cores calorosas e fáceis de combinar. O terracota térreo S 4030-Y70R e o vermelho borgonha S 6030-Y90R são tons acolhedores essenciais nesta tendência. As restantes cores da paleta realçam estas cores principais e contribuem para o equilíbrio em termos de nuance e cromática. Em conjunto, o espaço é percepcionado como dinâmico, aconchegante e uma extensão de nós próprios.

 

Dica: Quanto mais cores da paleta utilizamos, maior será a sensação de conforto e bem-estar do nosso espaço. Recomendamos criar uma harmonia que inclua pelo menos três destas cores. É uma tendência multissensorial, pelo que requer variações.

Ethereal

Um espaço para sonhar.

Escapamo-nos ao mundo real e viajamos num espaço onde flutuamos ao sabor do nosso imaginário. No meio das nuvens, estamos rodeados por variações das suas cores suaves e ao longe, avistamos um ligeiro reflexo coral do horizonte.

Este espaço é ligeiro e airoso, mas bastante dinâmico. É subtilmente colorido e interliga as várias dimensões dos nossos mundos. O ambiente é digital, tecnológico, sustentável e até espiritual.

 

O coral avermelhado S 0560-Y70R tem de marcar presença neste espaço seja onde for. As restantes cores são claras, têm pouca intensidade cromática e são próximas quer em nuance, quer em tom. Por esse motivo, é interessante combiná-las, obtendo-se facilmente um resultado harmonioso. Qualquer uma destas cores contribui para um espaço sonhador. Mas juntas, o espaço transforma-se verdadeiramente num conto de fadas. O tom S 1001-B é próximo de um neutro e pode ser substituído por um branco metalizado.

 

Dica: Recomendamos que este espaço tenha pelo menos uma cor avermelhada (-R) e uma cor azulada (-B) juntas. Não se esqueça de incluir um apontamento do coral avermelhado S 0560-Y70R. Prateados ou brancos metalizados devem igualmente marcar presença neste ambiente.

 

Consulte o catálogo digital:

 

Pretende saber mais sobre Cor NCS e o Sistema NCS®?
Visite ncscolour.com ou conheça o catálogo numa loja Robbialac.

Esta conteúdo é digital, portanto a precisão das cores não pode ser garantida. Para obter uma referência visual precisa das cores, consulte o catálogo NCS Index 2050.