Para além da cor
O estudo de tendências de cor Beyond 2026+ revela a forte interligação entre cultura, psicologia e design.
A nossa casa é o nosso porto de abrigo onde procuramos conforto e harmonia, sendo que as cores que escolhemos influenciam significativamente o nosso bem-estar.
Frequentemente ouvimos que as cores das décadas anteriores estão de volta à moda. Na realidade, as tendências de cores são um ciclo repetitivo de preferências. Essas mesmas preferências são moldadas em função de fatores externos e da complexidade da psicologia humana já que as cores evocam diversas emoções e afetam o ambiente de determinado espaço.
As tendências de cor para interior Beyond 2026+ é um relatório NCS único sobre a nossa preferência de cores para os anos seguintes. É desenvolvido por especialistas em cores de renome internacional e a seleção de cores é relevante para qualquer mercado e país.
A paleta de cores 2026+ é fácil de acolher e bem-vinda na nossa casa, refletindo uma mistura perfeita de influências passadas e expressões orientadas para o futuro.
Quietude
Suavidade e ligeireza intemporais
Esta tendência caracteriza-se pela evolução do branco que se afasta da linha minimalista para incorporar uma paleta de tons neutros, suaves e imperfeitos, que acalmam os sentidos.
Cores
A cor principal, S 1010-G90Y, é um branco calcário que apresenta um ligeiro sub-tom amarelo-esverdeado que se altera em função da luz – subtilmente fresco à luz do dia e deliciosamente aconchegante sob iluminação artificial. A paleta é enriquecida por tons brancos rosados, neutros naturais, um bege luminoso e um cinzento-azulado claro complementar, reforçando uma ligação com a natureza em toda a simplicidade.
Combinações
A paleta Quietude é definida por contrastes suaves. O branco calcário estabelece uma base serena para o ambiente, complementada por tons quentes da madeira, acabamentos metalizados elegantes e texturas naturais. Os tons neutros rosados acrescentam um toque acolhedor ao espaço, enquanto os sub-tons ligeiramente dourados reforçam uma sensação de sofisticação intemporal. O cinzento-azulado complementar contribui para um toque refrescante.
Simbiose
Encontro entre azul profundo e luminosidade
Num equilíbrio imersivo entre profundidade e luminosidade, esta tendência explora a ligação entre natureza, tecnologia e engenho humano. Um azul-avermelhado intenso assume o protagonismo, incorporando a vastidão do espaço e a profundidade do oceano. É complementado por tons suaves que proporcionam aconchego e claridade ao espaço. Em conjunto, criam ambientes modernos e inovadores que evocam uma sensação serena e imersiva, característica do fundo marítimo.
Cores
A cor S 6030-R70B é a força gravitacional desta paleta – um azul-escuro enigmático com um toque de vermelho que desperta a curiosidade e apela à exploração. Os tons complementares incluem um bege dourado quente, azuis alilasados neutros e cremes delicados, criando uma ligação dinâmica de contrastes e luz.
Combinações
A paleta Simbiose ganha vida aplicada em camadas: azul profundo em destaca nas paredes ou estofos, iluminado por tonalidades neutras em frisos, tetos e elementos decorativos. Em complemento, apontamentos metalizados e acabamentos com textura criam um efeito multidimensional, remetendo-nos para o leito oceânico e criando, simultaneamente, uma ligação entre a natureza e a tecnologia numa paleta que simboliza movimento, reflexão e profundidade.
Doce lar
O conforto da tradição, o aconchego do lar
Esta tendência celebra o regresso às cores ricas e autênticas, inspiradas em materiais naturais e artesanais, para um espaço sinónimo de bem-estar. Nostálgica, mas contemporânea, esta paleta junta tons castanho-couro, vermelhos terracota e verdes-amarelados intensos para criar ambientes convidativos e serenos. Remete-nos para o regresso a casa, o sentimento de pertença e a beleza duradoura da tradição artesanal.
Cores
No coração desta paleta temos a cor S 3040-Y30R, um castanho couro quente que evoca a riqueza dos materiais naturais como a madeira, o barro e o couro envelhecido. Combina com os tons vermelho-oxidado, terracota-alaranjado e verdes-amarelados que reforçam a sensação de conforto e luxo orgânico do ambiente.
Combinações
A paleta Doce Lar funciona na perfeição em espaços onde se pretende enfatizar o efeito de aconchego e valorizar as texturas. Use o castanho-couro intenso para realçar paredes e mobiliário e acrescente acentos de vermelhos ricos e verdes naturais para obter um espaço vivido e intemporal. Apontamentos de têxteis naturais e peças artesanais, elegantes e modernas, dão o toque final que contribui para o conforto do projeto de decoração.
Destemido
Uma declaração ousada de inconformidade e criatividade
Esta é uma tendência provocadora e expressiva, sem medo. Numa celebração aos tons com elevada cromática, a paleta vive de contrastes com vermelhos vibrantes, borgonhas profundos, amarelos elétricos e violetas arrojados que criam espaços interiores declaradamente vistosos. É o manifesto de individualidade onde a cor é utilizada para desafiar as normas e despertar a criatividade.
Cores
A cor chave, S 0580-Y90R, é um vermelho marcante e intensamente cromático que chama a atenção. Encontra o seu equilíbrio combinado com os tons borgonha e violeta profundos, laranja vivo e um toque de amarelo-esverdeado néon para espaços dinâmicos e cheios de energia.
Combinações
A paleta Destemido vive de combinações improváveis. O vermelho dominante, aplicado em paredes chave, expressa a audácia e convive com os tons borgonha e castanho para se obter estabilidade e profundidade no espaço. Apontamentos de amarelo néon e laranja vibrante permitem criar um ambiente rebelde e lúdico, ideal para espaços criativos que desafiam as convenções e inspiram novas perspetivas.
Uma nova era de expressão
À medida que avançamos em 2026+, as nossas preferências cromáticas continuam a evoluir num equilíbrio entre cores vibrantes e cores profundas. Embora ainda estejamos a adotar cores intensas, a forma como as usamos está a mudar.
Os novos brancos (G90Y, Y) – cores claras com baixa cromática marcam o primeiro passo que nos afasta do branco puro, oferecendo uma base de decoração mais suave e rica em nuances.
Tons neutros médios (Y30R, Y50R) – inspirados nos materiais naturais como o couro, a madeira ou a terra, estes tons quentes trazem uma sensação de conforto intemporal aos nossos espaços.
Azuis-avermelhados profundos (R70B, R80B) – tonalidades de azuis-escuros e ricos remetem-nos para o oceano e espaço ao ar livre, proporcionando ambientes contemplativos e imersivos.
Vermelhos intensamente cromáticos (YR, R) – numa declaração ousada cheia de energia e irreverente, estes vermelhos vivos rompem com as preferências por cores intermédias e assinalam uma mudança para cores mais expressivas.
Em comparação com os anos anteriores, observamos um menor foco no verde (G) enquanto os amarelos ligeiramente esverdeados continuam a marcar presença em variações mais refinadas e suaves. O equilíbrio entre cores escuras, com baixa saturação, e apontamentos de cores vibrantes cria contrastes dinâmicos que definem um panorama cromático com mais nuances e camadas.
Consulte o catálogo digital:
Trabalhar com o NCS System para criar com sucesso projetos de cor
A primeira característica que notamos num espaço é a cor – e a cor determina o sucesso do design. Para fazer escolhas acertadas, precisamos entender as cores com as quais estamos a trabalhar.
NCS - Natural Colour System é um sistema de cor usado globalmente para comunicação de cores. O Sistema NCS é cientificamente baseado em como percebemos as cores visualmente – qualquer cor de superfície pode ser descrita com uma Notação NCS. Isso tornou o Sistema NCS num padrão global para a definição, garantia de qualidade e comunicação de cor.
Tendo o Sistema NCS como nosso núcleo, oferecemos produtos e serviços que fornecem suporte para educar, projetar, visualizar, produzir, analisar e vender cores. Hoje, o NCS é usado como uma linguagem de cores multi-industrial e tem presença internacional em mais de 80 países.
Visite ncscolour.com ou conheça o catálogo numa loja Robbialac.