Cores Interior

A nossa beleza interior é única.

Do mesmo modo que a forma como nos vestimos reflecte a nossa personalidade, também a forma como concebemos as cores diz muito sobre o humor, o estado de espírito e o temperamento de cada um.

Cada personalidade tem os seus tons favoritos e as suas cores predilectas, porque a cor é, acima de tudo, uma expressão do carácter individual, a representação personalizada dos espaços que gostamos de alterar à nossa imagem.

Para que escolher as cores seja ainda mais agradável e divertido, disponibilizamos uma selecção de 120 cores para a decoração de interiores que acompanhamos com dicas e ferramentas úteis.

Tudo para que a sua casa fique ao seu gosto. Perfeita.

Pastel

Tons delicados e intemporais que transmitem uma sensação de espaço e subtilmente proporcionam ambientes sofisticados.

G149-1 - Verdes Decor

P020-2 - Cores Pastel Decor

Dica: Conforme as diferentes fontes de luz, a percepção da cor poderá diferir. Como a luz artificial pode falsear as cores devido à temperatura da luminosidade emitida, é fundamental escolher a cor pretendida sob luz natural, ou seja, em pleno dia.

Neutros

Tonalidades requintadas e versáteis que se incorporam facilmente na decoração de interiores para ambientes contemporâneos e simultâneamente aconchegantes.

N180-3 - Cores Neutras Decor

S058-2 - Cinzentos e Neutros Coloridos Decor

N180-5 - Cores Neutras Decor

Dica: É normal a mesma cor poder parecer diferente em função da qualidade da luz solar e artificial. A luz branca e fria da manhã revela a cor. A luz da tarde aquece os tons mais frescos que ganham maior profundidade. A luz do final do dia escurece as cores e reforça o seu carácter. À noite, as variações sob luz artificial irão oscilar dependendo do tipo de lâmpada e incidência da iluminação.

Amarelos

Cores luminosas e alegres que transmitem energia positiva e estimulam a criatividade, obtendo-se ambientes lúdicos e cheios de vitalidade.

Y041-3 - Amarelos Decor

Dica: O grau de brilho influencia a percepção da cor. Uma cor escolhida num acabamento brilhante não irá produzir o mesmo efeito no acabamento mate: o aspecto brilhante reflecte intensamente a luz incidente, criando uma sensação de limpeza e vivacidade enquanto que o aspecto mate absorve mais luz, transmitindo maior serenidade e profundidade ao ambiente.

Laranjas

Uma paleta de tonalidades calorosas que se adequam a qualquer espaço, obtendo-se ambientes acolhedores e divertidos.

O079-5 - Laranjas Decor

S075-4 - Cinzentos e Neutros Coloridos Decor

Dica: Porquê limitar a criatividade à cor das paredes? Pode-se adicionar um toque especial e pessoal ao utilizar apontamentos de cor nos restantes materiais, tais como armários, rodapés, bancos, objectos de decoração…

Vermelho

Cores deslumbrantes e intensas para combinações tonificantes que permitem criar ambientes com carácter e profundidade. Misturam-se com tons neutros para decorações sofisticadas.

R089-3 - Vermelhos Decor

S072-4 - Cinzentos e Neutros Coloridos Decor

Dica:Para estruturar um espaço, podem-se associar áreas de cores vivas e intensas em diferentes paredes sempre que utilizadas em complemento a um tom neutro de modo a deixar respirar o conjunto. Obtêm-se assim ambientes verdadeiramente dinâmicos.

Rosas

Uma paleta de cores elegantes e aconchegantes para decorações cheias de glamour. Quando combinadas com apontamentos de preto ou cinzento, obtém-se um efeito moderno.

V097-1 - Violetas Decor

Dica: A cor pode ser usada para conferir um determinado estilo a um espaço. No entanto, é importante ter em conta as cores já existentes nos cortinados, sofás ou quaisquer outro elementos decorativos por forma a obter-se um conjunto harmonioso.

Azuis

Tonalidades revitalizantes, frescas e calmantes para harmonias que apelam ao bem estar e proporcionam ambientes serenos.

B131-1 - Azul Decor

B126-2 - Azul Decor

B124-2 - Azul Decor

B124-3 - Azul Decor

B131-3 - Azul Decor

B122-3 - Azul Decor

B121-5 - Azul Decor

B125-3 - Azul Decor

Dica: A orientação das divisões é um elemento a ter em conta na escolha das cores. A Norte, escolhem-se cores de preferência intensas para compensar a ausência de sol. A Este, onde a luz é mais fria, preferem-se cores suaves. A Sul e a Oeste, a luz exterior é mais intensa pelo que poderão utilizar-se cores refrescantes como azuis ou verdes.

Verdes

Tons frescos e repousantes que permitem combinações adaptadas a qualquer estilo. Opte por verdes luminosos para realçar traços modernos da decoração ou por verdes sóbrios para um efeito sofisticado.

P028-1 - Cores Pastel Decor

G144-3 - Verdes Decor

G149-5 - Verdes Decor

Dica: Uma parede em contraluz é menos iluminada que as restantes paredes da divisão. Em função do ambiente que se pretende criar, pode-se tirar partido desse efeito de duas maneiras: ao optar por uma cor clara e luminosa, consegue-se um efeito subtil de continuidade com o exterior onde a divisão parece iluminar-se; ao escolher uma cor densa e profunda, acentua-se o efeito de contraluz e o ambiente torna-se mais intimo.

Castanhos

Sólidos e seguros, os castanhos são cores da terra que proporcionam ambientes confortáveis e autênticos.

N200-2 - Cores Neutras Decor

D160-1 - Cores Escuras Decor

D157-1 - Cores Escuras Decor

D156-1 - Cores Escuras Decor

Dica: Um elemento arquitectural pode ser valorizado subtilmente, escolhendo tons sobre tons, ou de forma acentuada, com tonalidades contrastantes.

Cinzentos

Cores elegantes que podem inspirar uma decoração moderna ou clássica, dramática e pura, mas sempre com muita classe. Apontamentos de cores vivas sobressaem neste conjunto e podem ser utilizadas para delimitar o espaço.

Dica: Os espaços de passagem (corredores, entradas ou escadas) são frequentemente esquecidos em termos de decoração e no entanto eles são importantes já que permitem estruturar um espaço. Podem constituir o ponto de ligação na decoração de várias divisões.

Catálogo Interiores

Faça aqui o Downoald do Catálogo de Cores para Interior da Robbialac: