A cor utilizada como sinalética
O recurso à cor permite delimitar um mesmo espaço de modo a definir as suas várias funções ou, ao contrário, criar uma sensação de uniformidade.
Um elemento arquitectural pode ser valorizado subtilmente, escolhendo tons sobre tons, ou de forma acentuada, com tonalidades contrastantes, como neste exemplo em que o volume da lareira sobressai de forma bastante elegante com o tom lilás.
Para dividir as diferentes áreas da sua casa, utilize a cor!
É fácil definir a funcionalidade dos vários espaços, decorando-os com uma cor contrastante das restantes.
A forma como utilizamos as cores tem impacto no resultado final do nosso projecto. Ao usarmos cores marcantes facilmente conseguimos criar um espaço único, com harmonia.
Mas nem sempre é fácil escolher as cores certas, muito menos combiná-las no nosso espaço de maneiras diferentes. Conheça os vários tipos de harmonias no círculo cromático e aprenda como criar harmonia e combinar cores.
Ao pintar a sua divisão, pode criar um ambiente mais fluído combinando a cor da sua parede com alguns elementos de decoração como, por exemplo, sofás, almofadas, etc. Deve ter em atenção que as aplicações de cores no interior da sua casa podem parecer diferentes em função do tipo de luz, solar ou artificial.
Utilizar cores escuras ou claras transmite mensagens diferentes.
Cores escuras atribuem personalidade ao espaço deixando o ambiente com um aspecto mais moderno. Transmitem ainda força e poder pelo facto de terem na sua composição uma maior quantidade de preto.
A mensagem das cores claras é diferente, visto que têm na sua composição uma maior quantidade de branco, transmitindo-nos assim leveza e flexibilidade. Tons claros conferem uma maior amplitude ao espaço bem assim como luminosidade, dando a sensação de um ambiente tranquilo.
Veja as nossas dicas e sugestões para escolher a cor certa!