Técnicas de Pintura

Como pintar o tecto?

Como pintar o seu tecto: 4 truques infalíveis para o seu projecto de pintura

Pintar o tecto da sua casa é uma etapa necessária para a sua divisão parecer completa.

Uma das principais questões que as pessoas fazem é: Devo pintar as paredes ou o tecto primeiro?

Nós temos a resposta: preferencialmente deverá pintar o tecto primeiro, deste modo reduz o risco de as suas paredes ficarem marcadas por eventuais pingos ou salpicos.

Como preparar o seu espaço para uma pintura de tecto interior eficaz?

Latas de tinta no chão com um escadote e extensor com rolo de pintura

 

Idealmente deve remover todos os móveis do espaço que pretende renovar e cobrir com um papel ou cartão protector todo o pavimento. Se não for possível remover alguns elementos da divisão, certifique-se que estão protegidos com um plástico para evitar os salpicos.

 

Com o auxílio de uma fita isoladora, comece por isolar as bordas das suas paredes. Isto permite-lhe pintar os cantos do tecto de forma rápida sem se preocupar em sujar a sua parede com tinta. Certifique-se também que eventuais ventiladores de tecto são isolados e cubra também qualquer iluminação que necessite de ser protegida de pingos.

Como pintar o seu teto interior da forma correta?

Pintura do tecto com uma trincha azul

1) Comece primeiro por pintar o perímetro do seu tecto com a ajuda de uma trincha.

Certifique-se que utiliza um escadote apropriado para a altura do tecto e caso não se sinta confortável ou em segurança na tarefa por este ser demasiado alto, procure contratar um profissional através da nossa plataforma. Poderá submeter os seus pedidos de orçamento de pintura e adjudicar o orçamento que preferir.

Tabuleiro de pintura azul com tinta branca e um extensor com rolo de pintura

2) Depois de agitar vigorosamente a embalagem, despeje uma quantidade generosa de tinta num tabuleiro de pintura e coloque um extensor adequado para o rolo que pretende usar.

Envolva bem o rolo na tinta, fazendo movimentos para trás e para a frente assegurando-se que todo o rolo está coberto de tinta. Depois, utilize o rebordo do tabuleiro para, com alguma pressão, retirar eventual excesso de produto.

Pintura do tecto com extensor laranja

3) Na pintura de um tecto, particularmente da cor branca, pode tornar-se difícil perceber que zonas já foram pintadas ou ainda estão por cobrir.

Recomendamos que siga um plano de trabalho de uma ponta à outra da divisão e sempre que necessário faça uma pausa deixando o escadote no local onde aplicou a última camada.

Sala moderna com o tecto pintado de branco

4) Assim que terminar a pintura do seu tecto interior, deixe a tinta secar aproximadamente 30 minutos.

Depois de seco, verifique se a superfície está totalmente uniforme (cor, relevo, etc). Se tal não for o caso, pode ser necessário em algumas zonas dar alguns retoques ou até dar uma segunda demão em parte ou toda a superfície para um resultado óptimo.

Inspire-se com todos os nossos projectos de pintura e mãos à obra!