Fachadas NG

A tecnologia de última geração chegou às suas fachadas

As fachadas estão constantemente expostas aos efeitos prejudiciais dos agentes atmosféricos e poluentes que originam patologias e outros fenómenos que aceleram a sua degradação diminuindo a sua capacidade de protecção. Por outro lado, os próprios substratos e revestimentos podem conter compostos naturais ou químicos que, em certas condições, migram à superfície podendo provocar descasques, empolamentos, manchas de escorridos ou descoloração.

 

A pensar nestes fenómenos, a Robbialac desenvolveu uma formulação híbrida de nova geração que alia a durabilidade ímpar de uma resina acrílica pura à tecnologia especial Pliotec® LEB. Desta fusão especial e inovadora nasce uma tinta de alta performance, com acabamento ultra-mate que representa um passo em frente na luta para garantir a máxima protecção exterior e a preservação da cor original.

Além de estar disponível em +600 de cores, Fachadas NG:

  • Maximiza a retenção da cor
  • É resistente a exsudações e microfissuras
  • Tem ainda a capacidade de prevenir eflorescências

 

 

 RESISTENTE A EXSUDAÇÕES

Vulgarmente conhecido como “baba de caracol”, o fenómeno das exsudações consiste na migração de compostos da tinta solúveis em água (normalmente surfactantes) que, em determinadas condições atmosféricas, por exemplo condensações, são extraídos pela humidade e depositam-se à superfície da película provocando “escorridos” (mais ou menos pegajosos), que podem causar manchas de descoloração.

Estes compostos são aditivos existentes nas tintas e corantes, sendo necessários ao processo de formação do filme de tinta, à estabilidade da mesma e à dispersão dos pigmentos, entre outros.

PREVINE EFLORESCÊNCIAS

 

Sendo um problema bastante comum na construção civil, as eflorescências resultam da migração de sais contidos no solo ou no substrato (rebocos, argamassas, etc.) que são dissolvidos e “arrastados” pela humidade para a superfície.
Veja a exemplificação deste processo apresentado.

 

 

 

 

ELEVADO PODER DE ADESÃO

Graças à sua tecnologia de última geração e boa permeabilidade, Fachadas NG cria um filme com efeito rede/"malha" que permite que o vapor de água (gotículas) passe através da película deixando os sais (partículas) retidos no substrato. Por outro lado, a sua fórmula especial é dotada de um elevado poder de adesão que evita que o produto despele ou descasque.

 

 

Tem vindo a observar-se, nos últimos anos, o uso cada vez mais crescente de esquemas de pintura em que uma tinta lisa é utilizada como acabamento, sobre um revestimento texturado aplicado previamente. A repintura de tintas texturadas com acabamentos mate convencionais, muito comum em reabilitação, é uma operação de risco, dado que, estes últimos possuem normalmente menor teor de resina e flexibilidade, quando comparados com tintas de brilho superior.
Por isso, a probabilidade de surgirem "rachinados" após a secagem, aumenta substancialmente, conforme as ilustrações seguintes demonstram:

ESQUEMA 1

As superfícies texturadas caracterizam-se por desníveis elevados que criam depressões e altos. Quando são repintadas com tintas lisas, há acumulação de tinta nas zonas mais baixas. Durante o processo de secagem a ´água evapora e o filme de tinta vai diminuindo de volume.

ESQUEMA 2

Nas zonas onde existe maior espessura de tinta acumulada, a secagem superficial mais rápida do que em profundidade, pode levar ao desenvolvimento de tensões que provocam o fissuramento da película de tinta, sendo o caso da maioria das tintas mate. 

ESQUEMA 3

Fachadas NG é capaz de suportar as tensões criadas no processo de secagem e o filme de tinta seco não rachina.

Ao contrário de uma tinta mate convencional, Fachadas NG é flexível o suficiente para suportar as tensões criadas no processo de secagem e o filme de tinta seco não rachina. Essa flexibilidade permite que Fachadas NG seja também recomendado como para a repintura em Sistemas de Isolamento Térmico pelo Exterior (ETICS).

MAIS DE 600 CORES À SUA ESCOLHA

Todos os acabamentos coloridos estão expostos aos efeitos dos agentes atmosféricos e vão sofrendo um progressivo desgaste que levam à degradação da cor original por ação dos raios UV ao longo do tempo, também designado de fanamento. Por outro lado, existem tintas em que a própria emulsão começa a desintegrar-se (farinamento) por acção dos raios UV esbranquiçando os acabamentos (descoloração). Fachadas NG, pela sua tecnologia especial, permite proteger e manter durante mais tempo a cor original, quando comparada com outras tintas de exterior de tecnologias convencionais.

O produto está disponível numa extensa palete cromática de cores claras, médias e fortes, afináveis no sistema de tintagem SuperColorizer®

 

As cores dos três catálogos – Cromology Fachadas, Minerália 2020 e Cromo Fachadas - são as que aliadas a Fachadas NG, prometem melhores resultados de durabilidade e prevenção de exsudações.

Consulte o Certificado de Reacção ao Fogo

Encontre o Fachadas NG na Loja Online

Faça o download do Catálogo de Fachadas NG