Cores e Combinações

Como escolher a cor para pintar a fachada?

A pintura dos exteriores é fundamental para proteger e conservar toda a estrutura do edifício. As fachadas estão sujeitas às condições atmosféricas mais ou menos adversas e expostas às variações metereológicas mais ou menos radicais, a escolha da tinta e do acabamento é determinante para reforçar o seu efeito protector

Se a protecção é fundamental numa tinta de exterior, a cor, textura e brilho escolhidos são igualmente importantes para realçar a beleza do edifício e enquadrá-lo na sua envolvente exterior.

Utilize a inspiração que lhe é proporcionada pela natureza: as árvores sugerem uma palete de verdes e castanhos; uma praia sugere azuis vivos, turquesas e cores em tons de coral; até no jardim poderá encontrar combinações de cores inspiradoras.

A cor é um elemento decisivo no acabamento de qualquer tipo de edifício, assim quando escolher a cor para a fachada deve ter em conta alguns factores, como:

Exposição Solar:

Quanto mais elevada, mais recomendado é utilizar cores claras que tenham um índice de reflexão solar maior, para prolongar a vida útil do revestimento.

Localização do edifício:

Tenha em conta a localização do edifício – se se trata de um espaço urbano ou rural; se está numa zona histórica ou se se trata de um edifício moderno – quando escolher a cor e o tom. Este valorizará o edifício e contribuirá para uma paisagem mais harmoniosa.

Função dos elementos e expectativas dos habitantes da zona
fachada_exterior


O exterior da sua casa deverá servir como um destino acolhedor e simpático para si e para os seus convidados. O seu gosto pessoal não deverá ser apenas mantido no interior da casa, mas deverá começar a ser demonstrado no exterior.

 

Inspire-se na nova ​Colecção de Cores para Exteriores da Robbialac para escolher a cor ideal para a fachada da sua casa! Nesta colecção encontrará um leque de 144 cores para exterior, seleccionadas em função das tendências actuais de arquitectura e dos traços que caracterizam os edifícios tradicionais portugueses.