Pintura de Fachadas

Que tinta de exteriores escolher para a pintura da fachada?

Tintas para Exterior

Sabia que as agressões climatéricas, tais como chuva, vento ou extremo calor, vão danificando a fachada da sua casa ao longo do ano? Dê à sua casa a protecção que ela necessita, para que esta também o possa proteger de forma eficaz. Se está na dúvida em relação a que tinta de exteriores escolher para a pintura da sua fachada, nós ajudamo-lo!

Um requisito importante na escolha de uma tinta para o exterior é a sua resistência a agentes externos (chuva, sol, humidade), porém é importante adequar o esquema de pintura ao tipo de fachada da sua casa. Assim sendo, o primeiro passo, antes sequer de escolher a tinta para o exterior, é analisar e avaliar o estado da sua fachada. Sugerimos que verifique o seguinte:

  1. A fachada apresenta fissuras?
  2. A fachada tem sinais de danos causados por água ou humidade?
  3. A fachada tem sido exposta, de forma sistemática, a condições climatéricas adversas?

Caso a resposta seja negativa para as três questões, e o exterior se encontre em bom estado, então recomendamos que utilize uma tinta acrílica. As tintas acrílicas possuem um conjunto de características imprescindíveis para tintas que estarão em permanente contacto com o exterior. Em primeiro lugar, possuem uma excelente aderência às superfícies, em segundo lugar, apresentam uma elevada durabilidade e, por fim, são resistentes à água e aos raios UV.

fachada_inspiracao
No caso da fachada apresentar fissuras:

Recomendamos a aplicação de uma tinta elástica, que seja flexível e que se adapte aos movimentos da estrutura. Porém, antes desta tinta ser aplicada convém que as fissuras ou fendas sejam devidamente preenchidas com massa, neste caso, sugerimos a utilização de Aguaplast Pluma para este fim.

No caso da fachada apresentar sinais de danos por água:

A resposta mais adequada será aplicar uma tinta exterior à base de resinas siloxânicas. As resinas siloxânicas conferem à tinta um conjunto de características benéficas para superfícies que se encontrem nestas condições:  elevada permeabilidade ao vapor de água; elevada hidro-repelência; e resistência ao desenvolvimento de fungos e algas.

De facto, as propriedades da tinta acrílica são tão vantajosas que no caso da sua fachada estar a ser continuamente exposta a condições climatéricas adversas, convém assegurar-se de que a tinta para o exterior que escolheu é 100% acrílica, como a tinta A-100 da Robbialac, que apresenta uma elevada durabilidade no exterior e uma grande resistência aos raios ultra-violetas.

 

Depois de ter avaliado e determinado o estado da sua fachada deverá apostar num bom primário. A aplicação do primário é fundamental para a pintura e a renovação de qualquer fachada. As grandes vantagens da utilização de um primário prendem-se com o facto deste:

  • Ser um grande promotor de aderência;
  • Conferir uma maior uniformização, em termos de cor, à superfície;
  • Ter boas propriedades anti-alcalinas;

Para o exterior, poderá utilizar o primário Hidro-Armadura NG, indicado para ambientes húmidos, por regularizar a absorção da parede e permitir a libertação de água eventualmente contida em excesso na parede. No caso de decidir pintar a sua fachada com uma cor forte, então o primário OpacPlus, que tem uma opacidade superior.

Contudo, antes de ser aplicado o primário, convém ponderar se será necessário impermeabilizar a fachada. Se a casa se encontrar num local propenso a chuvas e a altos teores de humidade, recomendamos que se faça a impermeabilização da fachada antes se colocar o primário e a tinta de exterior.  Poderá optar por um impermeabilizante ou por um hidrofugante próprios para fachadas (carregue aqui para saber quais as diferenças entre estes dois tipos de produto). Para dar resposta a problemas de impermeabilização, a Robbialac criou a Gama Imperacqua, que apresenta soluções para vários tipos de superfícies.

Sem dúvida de que a tinta ideal para o exterior é aquela que protege a sua casa, porém, é igualmente importante ter em consideração a componente estética. Tal como é referido no nosso artigo sobre “Como escolher a cor para pintar a fachada”, a escolha da cor, da textura e do brilho não devem ser encaradas com leviandade. Temos uma variedade imensa de cores à sua disposição, desde os brancos clássicos a cores mais vibrantes.

Ao escolher uma tinta de exterior, o peso destes três elementos, pode parecer superficial, porém são fundamentais para garantir não só o enaltecimento da sua casa, como também o enquadramento da mesma no espaço envolvente. Começando pela cor, sugerimos que dê uma vista de olhos na nossa colecção de cores  para o exterior. Quanto à textura da tinta de exterior poderá escolher entre tintas lisas e tintas texturadas (conferem uma textura rugosa à superfície). Relativamente ao brilho, recomendamos que escolha uma tinta exterior que tenha um acabamento mate.

Na Robbialac dispomos de um conjunto alargado de soluções para manter o exterior da sua casa protegido, durante mais tempo, contra as agressões externas. As melhores tintas de exterior, aliam a estética a uma boa resistência às intempéries, garantindo a máxima qualidade e durabilidade na reabilitação, seja numa fachada mais tradicional ou contemporânea.