Quartos de Bebé e Criança

Os primeiros anos de vida...

Para a decoração dos quartos de bebé, devem ser utilizadas cores suaves, luminosas e alegres.

Deve apostar num ambiente bem iluminado para que o bebé comece a familiarizar-se com as diversas cores que irá experienciar no futuro. É importante que a diversidade de cores esteja presente nos primeiros anos de vida do bebé de forma a que o desenvolvimento das suas células da retina especialistas na identificação das cores, seja efectivo e progressivo no seu desenvolvimento.

Quarto bebe verde
Quarto bebe Neutro

No quarto do bebé encontramos móveis temporários, como é o caso do berço e do trocador, mas também móveis que poderão vir a acompanhar as várias fases de crescimento da criança. Por exemplo:

  • Uma cómoda, será sempre útil para guardar roupa independentemente da idade do seu pequeno/pequena;
  • As estantes e as prateleiras, que de início terão um papel mais decorativo do que funcional, verão esta regra a ser invertida com o passar do tempo;
  •  A poltrona, inicialmente utilizada para os pais darem apoio ao bebé durante a noite, poderá servir de assento para uma futura secretária quando a criança entrar na idade escolar.
quarto_bebe_rosa

Para dar uma nova vida à mobília do quarto do seu bebé, considere pintá-la com tinta própria para madeiras. Sugerimos cores neutras e abertas, como o branco, o azul-claro, o cinzento-claro, de modo a não perturbar a fluidez orgânica do quarto. 

Contudo, se gosta dos móveis com um ar antigo, pode usar tintas especiais que reproduzem esse efeito, como é o caso da chalky look. Para saber como a deve aplicar, de modo a conseguir o efeito desejado, dê uma vista de olhos no artigo “como pintar um móvel com efeito vintage” na secção do nosso site dedicada a dicas.

Se gosta de ter tudo planeado ao detalhe e precisa de alguma inspiração para preparar a decoração do quarto do seu bebé, nós damos uma ajuda! 

Pinterest Quartos de Bébé

 

A ida para a escola...

Com a ida para a escola, ou mesmo já no jardim de infância, o quarto transforma-se num espaço multifuncional, onde a criança vai dormir, brincar e fazer os trabalhos de casa. Neste sentido, é importante começar por definir no quarto, áreas específicas para cada actividade.

Uma forma de criar essa separação é através da cor utilizada na pintura do quarto das crianças. Contudo, convém que não se ultrapasse um máximo de três tons, pois poderá comprometer a fluidez do espaço. Igualmente importante na escolha dos tons, é garantir que haja, entre eles, uma combinação harmoniosa.

Por exemplo, poderia destacar a zona de estudo do quarto de criança com uma cor mais vibrante, como o amarelo, uma cor associada à energia e à criatividade, e na zona da cama uma cor mais serena, como um cinzento claro.

Se o quarto da criança for pequeno, sugerimos que, para separar as diferentes áreas, utilize cores claras, em tons neutros ou pastel, de forma a não só criar uma ilusão de maior amplitude, como a impedir que se torne cansativo num futuro próximo. Já num quarto maior, poderá optar por tons mais escuros.

Outra forma de criar uma sensação de profundidade num quarto de criança pequeno é através da pintura de uma faixa horizontal em redor de todo o quarto, que se assemelha à linha do horizonte. De modo a criar o efeito desejado, sugerimos que a faixa seja de um tom mais escuro do que o da restante parede. Uma segunda vantagem que esta opção lhe traz, é o facto de poder escolher a cor que quiser sem correr o risco de tornar o quarto visualmente avassalador. 

Por fim, e não menos importante, falemos de criatividade! A definição de uma área mais lúdica no quarto de uma criança é importante desde cedo, mas principalmente na fase escolar onde começa a haver a necessidade de compartimentar actividades. 

Para ajudar a definir esta área, porque não criar uma parede de ardósia? Numa fase inicial, tem a vantagem de poupar as paredes da casa dos impulsos criativos dos mais pequenos. Mais tarde, com a chegada da fase escolar, poderá ser útil como apoio de estudo.

Dê uma vista de olhos pela nossa colecção “Magic Effects” e encontre todo um conjunto de soluções criativas.